Celpe-Bras: o exame que consolidou a Casa do Brasil como a liderança do ensino de português na Argen

Após receber um recorde de inscritos para o exame Celpe-Bras, a Casa do Brasil se consolida como referência mundial no ensino de português para estrangeiros

Na manhã de primavera do dia 17 de outubro de 2017, quem passasse distraído pela Avenida Corrientes veria uma concentração de argentinos e estrangeiros de todas as idades falando em português, com documento de identidade em mãos, olhares ansiosos e empolgados pelo que aconteceria em alguns minutos. Era o primeiro dia do Celpe-Bras, exame de proficiência em português que acontece duas vezes por ano no mundo inteiro, e que em Buenos Aires é organizado pela Casa do Brasil como uma das instituições aplicadoras.


Dessa vez houve uma surpresa, foram 9.241 inscritos no mundo inteiro, um número que pode parecer surpreendente a princípio, mas que esconde uma história de muitos avanços nas relações exteriores do Brasil e de esforços institucionais bem-sucedidos nas práticas de ensino de português para estrangeiros.


O exame é difícil?


Nenhum exame, mesmo um de português, vai ser tão gostoso quanto tomar uma cerveja gelada de frente para o mar, a gente sempre fica tenso, ansioso, com medo de errar, pensando nas implicações de não conseguir o certificado. Sabendo disso, os avaliadores e voluntários que aplicam o exame fazem de tudo para que essa experiência seja interessante e tranquila. Pelo menos é o que a gente faz aqui na Casa do Brasil, até mesmo porque muitos dos examinandos que recebemos foram nossos alunos.

Outro lado positivo é que o exame é diferente dos exames de proficiência em inglês. Ele coloca os examinandos em contextos reais de uso da língua, tanto na parte escrita quanto na oral (que é basicamente uma conversa de 20 minutos de duração). Isso significa que saber se comunicar em instâncias reais de uso do idioma já é suficiente para ter um bom resultado. Qual é a relevância do Celpe-Bras?


O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Foi desenvolvido pelo Ministério de Educação do Brasil (MEC) e é exigido internacionalmente por universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, bem como para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que querem trabalhar no Brasil.


Evolução


A primeira aplicação do celpe-Bras ocorreu em 1998 em 8 instituições com 127 examinandos. A criação do exame foi uma iniciativa de acadêmicos de renome das universidades mais importantes do Brasil.


Número de examinandos do Celpe-Bras (Fonte: http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/acervo)

Hoje, o exame é realizado em 94 Postos Aplicadores credenciados espalhados pelo mundo inteiro com mais de 10 mil inscritos, sendo que pelo menos 5 deles estão na Argentina e 29 no Brasil.

Postos Aplicadores do Celpe-Bras pelo mundo. (Fonte: http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/acervo) Recorde de Inscritos

Os números são claros. A quantidade de inscritos em Buenos Aires em 2017 foi de 436, sendo que 77% (336) dos inscritos escolheram a Casa do Brasil como Posto Aplicador. Isso consolida a Casa do Brasil como referência mundial no ensino de português para estrangeiros.


Além disso, 2017 foi o ano com maior número de inscritos na Casa do Brasil, o que deixa claro que os nossos alunos confiam em nós e que estamos em uma curva em ascensão, numa tendência ao crescimento como instituição. Obrigado por isso!


Curso Preparatório


A confiança em nossa instituição se dá pelo fatores a seguir:


1- A Casa do Brasil tem 27 anos de experiência no ensino de português para estrangeiros.


2- Oferecemos cursos preparatórios para o Celpe-Bras com um material próprio.


3- Tanto o curso preparatório quanto o nosso material é realizado por professores que, além de serem avaliadores do Celpe-Bras há muitos anos, foram e são constantemente capacitados em nossa instituição pelos próprios idealizadores e membros da comissão técnica do exame, como as professoras Edleise Mendes (UFBA), Juliana Roquele Schoffen (UFRGS) e Matilde V. R. Scaramucci (UNICAMP)


Quando eu posso participar?


O exame acontece duas vezes por ano, uma em abril e outra em outubro. Fique atento na agenda da Casa do Brasil e participe do nosso curso preparatório! Você será muito bem-vindo!


Entradas destacadas
Entradas recientes
Archivo

Tel: 011-4371-7063 (Lu a Vi 10 a 15h)

Dirección: Av. Callao 433 8° piso, Of. "P", (1022) CABA

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon

+54 9 11 2490 7691

   Lu a vi 10 a 15h

+54 9 11 3267 2169

   Lu a vi 15 a 20h